sexta-feira, 21 de março de 2014



LITERATURA- ROMANTISMO

A herança Romântica

1- O espírito romântico pode estar presente, como características de personalidade em pessoas de qualquer época.

2- O Romantismo atingiu seu apogeu no século XIX mas até hoje está bem vivo entre nós. O grande público prefere o devaneio a uma visão mais crítica e questionadora da realidade.Por isso o Romantismo permanece na literatura de massa, como nas novelas, nos filmes e em grande parte das letras de música popular.
3- Encontramos herança romântica ainda em grandes poetas, como Manuel Bandeira.
4- O gosto por narrativas histórica, heróicas ou lendárias, o culto do tipo " brasileiro" e a caracterização ufanista da nossa natureza são também exemplos de permanência do Romantismo na literatura brasileira de outras épocas.
O Romantismo
1-O Romantismo é o primeiro estilo de época em que predominam os padrões da burguesia em ascensão. Corresponde, assim, ao abandono dos padrões aristocráticos da arte clássica, substituídos pelos ideais de simplicidade, sinceridade e individualidade da arte da burguesia.
2-A literatura romântica, por um lado, valoriza tudo que vem do povo, mas, por outro lado, foge da realidade deste mesmo povo, refugiando nos temas do eu, do sonho, do passado e da natureza.
3-Caracteriza ainda o Romantismo a defesa da pátria e da liberdade; a divisão do mundo em heróis e bandidos; o "mal do século" ( melancolia, desejo de morrer), o sentimentalismo.
4-O Romantismo é o primeiro estilo de época a existir no Brasil após a Independência, vai ser fortemente nacionalista: a natureza brasileira e o índio se tornam símbolos da nacionalidade e são idealizados, descritos como perfeitos.
    Ex: Iracema ( José de Alencar)... Virgem dos lábios de mel e hálito fresco...
    5- Surge na época o romance de folhetim, publicado de capítulo em capítulo nos jornais e baseado no suspense, para prender o leitor. Muitos romances de Jose de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo possuem essa estrutura, na qual tem destaque a trama de amor, em geral com final feliz, à vezes com final trágico.
    6- A poesia romântica se divide em três fases ou gerações:

1ª Nacionalista e Indianista: 
  na qual se destaca Gonçalves Dias.
2ª Ultra-romântica:
entregue ao mal do século, marcante em Álvares de Azevedo.

3ª Condoreira:

de preocupação social e caráter oratório ( poesia condoreira) representada principalmente por Castro Alves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário